Siga-nos nas redes sociais

© 2018 Mente Interativa Coaching - Belo Horizonte | MG | Brasil

Mindfulness (atenção plena) é uma qualidade natural inerente a todos nós, que nos faz utilizar a atenção plena em todo momento. Quando praticamos Mindfulness, estamos criando espaço para nós mesmos, para pensarmos e para respirarmos.

 

Mindfulness significa manter um momento de consciência de nossos pensamentos, sentimentos, sensações corporais e do ambiente que nos rodeia, por meio de uma lente suave.

 

Também implica aceitação, o que significa prestarmos atenção em nossos pensamentos e sentimentos, sem julgá-los, sem acreditar, por exemplo, que existe uma maneira “certa” ou “errada” de pensar ou sentir em um dado momento.

 

Quando praticamos o Mindfulness (a atenção plena), nossos pensamentos sintonizam o que estamos sentindo no momento presente, em vez de nós nos lembrarmos do passado ou imaginarmos o futuro.

VOCÊ NÃO PRECISA COMPRAR NADA

Você pode praticar o Mindfulness em qualquer lugar, não há necessidade de sair e comprar uma almofada especial ou um banco. Tudo que você precisa fazer é dedicar um pouco de tempo e espaço para acessar suas habilidades de Mindfulness.

NÃO HÁ COMO ACALMAR SUA MENTE

Esse não é o objetivo aqui. Não há estado de bem-aventurança ou comunhão com o cosmo. Tudo o que você precisa fazer é prestar atenção ao momento presente, sem nenhum julgamento. É fácil, ok?!

VAMOS PRATICAR MINDFULNESS?

SUA MENTE VAI SONHAR OU IMAGINAR

No momento da prática do Mindfulness, preste atenção ao que está acontecendo com seu corpo e mente. Você descobrirá o surgimento de muitos pensamentos. Sua mente pode se desviar para algo que aconteceu no dia anterior, ou devanear em direção a sua lista de tarefas a serem executadas. Sua mente tentará estar em qualquer lugar, exceto onde você está.

 

Mas a mente errante não é algo a ser temido, é parte da natureza humana e fornece o momento mágico para a parte essencial da prática do Mindfulness que é conduzir sua mente a uma mais saudável no momento em que você reconhece que sua mente está sonhando. Ao obter lucidez, no momento da imaginação, é possível voltar, de forma consciente, para o momento presente.

 

Quanto mais você praticar o Mindfulness, maior será a probabilidade de repeti-lo, o que  possibilita você a sair do piloto automático (não se lembrar de que fechou a porta ou desligou o gás).

SEU CÉREBRO JULGADOR TENTARÁ ASSUMIR O CONTROLE

A segunda parte desse processo é a parte “sem julgamento”. Somos todos culpados de ouvir exacerbadamente críticas. Mas, quando observamos os nossos julgamentos e sua difusão, podemos aprender a escolher como veremos as coisas e como reagiremos a elas.

 

Quando você praticar Mindfulness, tente não se julgar pelos pensamentos que surgem. Perceba os julgamentos, anote-os mentalmente, e deixe-os passar, reconhecendo as sensações que eles podem deixar em seu corpo e deixando-as passar.

TRATA-SE DE VOLTAR A ATENÇÃO OUTRA VEZ NO MOMENTO PRESENTE

Parece que nossas mentes estão preparadas para serem levadas pelo pensamento. É por isso que a atenção é a prática de retornar, repetidas vezes, à respiração. Nós usamos a sensação de respirar como a âncora do momento presente. E toda vez que voltamos a respirar, reforçamos nossa capacidade de fazê-lo novamente.

 

Embora prestar atenção possa parecer uma tarefa simples, não é necessariamente tão fácil assim. O trabalho real é fazer o Mindfulness o tempo todo e continuar todos os dias.

VAMOS PRATICAR MINDFULNESS?

01

Encontre um lugar tranquilo para se sentar

02

Defina um limite de tempo. Se estiver começando, pode ser útil escolher um tempo curto de 5 ou 10 minutos.

03

Olhe para o seu corpo. Você pode sentar em uma cadeira com os pés no chão, ou se assentar de pernas cruzadas ou em posição de lótus, tudo bem. Apenas certifique-se de que você está estável e em uma posição confortável.

04

Sinta a sua respiração. Siga a sensação da sua respiração à medida que o ar sai e entra.

05

Observe quando sua mente vagou. Inevitavelmente, sua atenção sairá das sensações de respirar e devaneará para outros lugares. Quando você perceber isso, não importa se for por alguns segundos, ou minutos, basta voltar a prestar atenção na respiração.

06

Seja gentil com a sua mente errante. Não julgue ou fique obcecado com o conteúdo dos pensamentos em que você se encontra perdido. Não se martirize por ter devaneado. Apenas volte.

VAMOS PRATICAR MINDFULNESS?

Os programas de encontros  semanais buscam iniciar você nas práticas de Mindfulness.

 

Os benefícios são muitos:

  1. redução de sintomas de stress, ansiedade e depressão,

  2. aumento da autoconfiança, da autoestima e da autocompaixão,

  3. desenvolvimento de habilidades sociais,

  4. fortalecimento da capacidade criativa e da concentração, dentre outros. 

 

O programa é de 12 horas divididas em seis encontros semanais, mais uma imersão com os amigos.

PRÓXIMO EVENTO

TREINAMENTO 

 MINDFULNESS - Atenção Plena

Descrição do evento

On-line

03 de dezembro de 2019

19:57 -20:27

  R$ 497,00 ou parcelado

O evento busca iniciar você nas práticas de Mindfulness (Atenção Plena).

 

Os benefícios são muitos:

  1. redução de sintomas de stress, ansiedade e depressão,

  2. aumento da autoconfiança, da autoestima e da autocompaixão,

  3. desenvolvimento de habilidades sociais,

  4. fortalecimento da capacidade criativa e da concentração, dentre outros. 

Público alvo

Programa para iniciantes de todas as idades.

TREINADOR

Joaquim Joca

CONTATO

Endereço:

Rua Guajajaras, 628 - Sl. 201 - Centro

Belo Horizonte - MG

Fale conosco:

Vamos começar o seu processo de coaching.

Preencha este formulário que entraremos em contato!

Telefone:

(31) 4112-4754

(31) 97125-8830

WhatsApp