Siga-nos nas redes sociais

© 2018 Mente Interativa Coaching - Belo Horizonte | MG | Brasil

 

MENTE

INTERATIVA

COACHING

O coach auxilia os pessoas em suas atividades, objetivos e desafios, levando-os a encontrar um caminho para alcançar o que precisam e que os levará ao seu desenvolvimento pleno, lidando com os principais desafios próprios dessa fase de transição entre a infância e adultez

Coach

Como funciona o processo!

O processo de coaching é feito em sessões, ou encontros, geralmente individuais, ou até em grupos, entre o Coach (o treinador) e aquele quem está sendo ajudado, o Coachee.

Algumas vezes as pessoas confundem um pouco o coaching com a já bem conhecida terapia feita com psicólogos (a psicoterapia).

Apesar de haver áreas, onde essas duas áreas se misturam, diferentemente das psicoterapias convencionais, em que não há um prazo fixo para terminar as sessões, o coaching sempre tem hora pra acabar.

Na verdade, ela termina quando finalmente o objetivo é alcançado junto ao cliente.

Em geral, 10 é o número adequado de sessões são para ajudar o cliente a cumprir uma determinada meta, e assim tendo sucesso no seu programa de coaching.

Às vezes, leva-se algumas sessões a menos, às vezes um pouco mais.

Nosso Trabalho Auxiliará

     Área Física

  • Aqui se insere ter saúde física e energia para conseguir estudar. É necessário muitas vezes, averiguar a saúde física do estudante, verificar como está a alimentação e exercícios físicos…

  • Ou ainda, se é necessário, até mesmo, tomar alguma vitamina ou complemento nutricional.

  • Percebo bastante em meus processos de Coaching, estudantes não tendo vontade e motivação para estudar…

  • Ficam em geral, sobrecarregados com o excesso de conteúdo e acabam se desmotivando ao longo do tempo.

  • O motivo, em alguns casos, é por estarem justamente com alguma deficiência na alimentação.

  • Ou ainda por não praticarem nenhuma atividade física.

  • Por isso, muitas vezes, a importância de incluir alguma atividade física na rotina, pois ajuda o estudante a “desestressar” um pouco e voltar com mais ânimo para estudar o restante do conteúdo.

  • Em síntese, a pessoa tem que estar bem estruturada fisicamente, porque se for não é nada fácil esse longo ano de preparação.

  • É como se fosse participar de uma prova de maratona, é uma prova longa, que você precisa se manter equilibrado, e chegar ao fim do ano saudável, sem precisar sacrificar a saúde por causa disso.

Área Emocional

  • A parte psicológica, e emocional, tem um fator importante e decisivo na vida do vestibulando.

  • Portanto, saber que você tem que ir paras aulas, tem que estudar, tem que fazer exercícios, tem que se preparar… Muitas vezes não é suficiente para que você, de fato realize ações.

  • Ai há um componente emocional importante no processo.

  • Por que você realmente quer passar? Qual é o motivo? O quão importante é isso para você? Você está disposto a “pagar o preço” por isso?

  • Pagar o preço é estar disposto, com o intuito de alcançar esse objetivo, a abrir mão de algumas coisas…

  • De sua rotina comum de lazer, deixar de sair em grande parte dos seus amigos, deixar de praticar os hobbies que você tanto gostava, entre outros…

  • O estudante tem que abrir mão de muitas coisas de sua vida, para conquistar sua aprovação, principalmente tratando-se de um vestibular concorrido como o de medicina.

  • Portanto, se ele não estiver 100% convicto, e o porquê de ele querer tudo isso, muito provavelmente ele não chegará lá.

  • Isso vai se refletir no dia-a-dia: terá pouca motivação para estudar da forma correta e com qualidade e, consequentemente, muito provavelmente não será aprovado.

  • Então definir os pilares que sustentam esse possível “sonho” é chave para ter sucesso nesse processo. Um dos papeis do Coach é exatamente ajudá-lo nisso!

  • Além disso, o Coach também poderá ajudá-lo a como lidar melhor com a pressão psicológica do vestibular e ENEM, como realizar lidar melhor com suas emoções no dia prova, dentre outros fatores emocionais que estão tão presentes na preparação para o vestibular e ENEM.

Área Racional

O Coach para vestibular e ENEM também tem como missão ajudá-lo a encontrar as melhores e mais eficientes formas do estudante realizar os seus estudos e a sua preparação para o vestibular.

Ou seja, é função do Coach encontrar um método de estudo que traz resultados, através do qual o estudante realmente aprende de verdade e não apenas decora ou memoriza.

Percebo bastante nos meus processos do Coaching que, na realidade, grande parte dos estudantes nunca aprenderam a estudar de uma forma eficiente e eficaz!

Passam horas e horas em cima dos livros e assistindo às aulas.. Mesmo assim, a retenção de conteúdo é baixíssima, muitas vezes esquecendo-se do que estudou em pouquíssimo tempo…

Consequentemente, os resultados nos simulados, e futuramente o resultado no vestibular, serão muito abaixo do esperado.

E isso não é exatamente “culpa” deles. Na verdade, se a gente parar para pensar, nunca nos foi ensinado COMO estudar na escola.

Simplesmente, nos era apresentado em sala de aula, diversas matérias diferentes, separadas… (E sempre cada professor dizendo que sua matéria era a mais importante, não é? hehe)

Agora, nunca nos foi ensinado um método eficaz e eficiente para conseguir aprender todo esse conteúdo para conseguir o máximo rendimento nos teus estudos.

E o Coach para vestibular está ai justamente para suprir essa necessidade também. Portanto, o Coach ajuda o estudante a encontrar o método certo para ele, isto é, o método que melhor funciona para esse estudante.

Afinal, as pessoas interpretam, compreendem a aprendem as coisas de maneira diferente.

Nisso várias formas e estratégias são testadas, até que finalmente o estudante consegue encontrar aquele método que realmente o ajuda.

Além disso, organização é chave nesse processo. E o Coach também estará exercitando esse ponto junto com o aluno.

De nada adianta, o estudante ter muita vontade de estudar, fazê-lo todos os dias, mas realizar isso de forma desestruturada.

O vestibular é um projeto de médio a longo prazo e, por isso, se você não fizer isso de forma organizada…

Muito provavelmente chegará ao fim do ano e você não terá passado por todos os conteúdos e tendo tido o aprendizado necessário em cada um desses tópicos.

Portanto, estudar de uma forma sistemática e organizada é chave para a aprovação do vestibulando.

O Coach, por conhecer a estrutura do vestibular muito bem, e por já ter passado pelo mesmo desafio, sabe melhor o que é necessário para ser aprovado.

Assim, ele também estará adaptando a sua rotina de estudos para que você consiga ter o máximo de aproveitamento.

Além disso, também te ajudará a desenvolver técnicas e estratégias para que consiga ser cada vez mais produtivo, como também consiga obter os melhores aproveitamentos nos simulados e, nas provas dos vestibulares.

Em termos gerais são esses os três pilares principais que o Coach para o vestibular atua.

Em cada uma dessas áreas, para alcançar os resultados esperados, há diversas técnica e ferramentas que são utilizadas durante as sessões.

Ao mesmo tempo, sempre levando em consideração também a individualidade e particularidades de cada um, pois afinal cada estudante é único!

Agende sua Sessão

Mente Interativa Coaching

R. Guajajaras 628 - Sl. 201 - Centro -  BH

(31) 4112-4754 | 97125-8830

CONTATO

Endereço:

Rua Guajajaras, 628 - Sl. 201 - Centro

Belo Horizonte - MG

Fale conosco:

Vamos começar o seu processo de coaching.

Preencha este formulário que entraremos em contato!

Telefone:

(31) 4112-4754

(31) 97125-8830

WhatsApp